A Igreja de Cristo Rei da Vergada está implantada no local do antigo arraial e ex-Capela da Vergada que teria como orago inicial S. João.

O ano exacto da sua construção desta capela continua a ser uma incógnita por falta de documentação, mas as pessoas mais antigas dizem que deverá ter ocorrido em meados do século XIX e que teria sido erguida no local de uma cascata de S. João.

Posteriormente passou a ter como oragos Nosso Senhor das Febres e Nossa Senhora da Livração.

A Paróquia de Cristo-Rei da Vergada foi criada por Decreto de 7 de Agosto de 1972 pelo Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, e iniciou as suas actividades pastorais a 15 de Agosto do mesmo ano, data em que se inaugurou a atual Igreja dedicada a Cristo Rei.

O seu primeiro Pároco e grande impulsionador foi o Rev. Pe. Álvaro Soares da Silva, a quem sucederam, respetivamente, o Rev. Pe. Antero Reis, o Rev. Pe. Augusto Batista e, o atual pároco, Rev. Pe. Agusto Machado.